Entenda o que é desenvolvimento sustentável
A ideia de crescimento e desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável não é nova. Muitas culturas ao longo da história da humanidade reconheceram a necessidade de harmonia entre o meio ambiente, a sociedade e a economia. O objetivo é alcançar equilíbrio/harmonia entre sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sócio-política.
O crescimento econômico ambientalmente sustentável atende às necessidades de todos sem deixar as gerações futuras com menos recursos naturais do que aqueles que desfrutamos hoje.
Portanto, o desenvolvimento sustentável envolve satisfazer as necessidades da população atual sem comprometer a capacidade da população futura de satisfazer suas próprias necessidades. Trata-se de melhorar o bem-estar de todos onde quer que estejam e alcançar esse marco coletivamente.
A essência dessa forma de desenvolvimento é uma relação estável entre as atividades humanas e o mundo natural, que não diminui as perspectivas de as futuras gerações usufruírem de uma qualidade de vida pelo menos tão boa quanto a nossa.
O surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável
O conceito de desenvolvimento sustentável, embora tenha surgido na década de 70, foi amplamente divulgado no início dos anos 80 pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que exigia a manutenção de processos ecológicos essenciais, a preservação da biodiversidade, o uso sustentável de espécies e ecossistemas.
Publicado em 1987, o Relatório Brundtland, Nosso Futuro Comum (Our Common Future), elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, colocou na agenda política mundial e ajudou a despertar o interesse público no meio ambiente.
De acordo com o relatório, o “desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que atende às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.”
Qual a importância do desenvolvimento sustentável para a empresa?
Ameaças ambientais no mundo, como mudanças climáticas e baixa qualidade do ar, devem ser reduzidas para proteger a saúde humana e ambiental. O uso de recursos não renováveis, como combustíveis fósseis, não deve ser interrompido da noite para o dia, mas deve ser usado com eficiência e o desenvolvimento de alternativas deve ser incentivado para ajudar a eliminá-los.
O desenvolvimento sustentável não se resume apenas ao meio ambiente. Seu foco é muito mais amplo que isso. É tudo uma questão de atender às diversas necessidades das pessoas em diferentes comunidades, coesão social (estado pelo qual os indivíduos mantêm-se unidos), criando oportunidades iguais para garantir uma sociedade forte e saudável. O desenvolvimento sustentável também se concentra em encontrar melhores maneiras de fazer as coisas sem afetar a qualidade de nossa vida.
Fontes: IUCN, Your Article Liberay, Emeraldbe, Wikipedia, Researchgate, Conserve Energy Future, Sustainable Friends, Café com Sociologia